Exames Contrastados

O que são exames contrastados?

Exames contrastados são testes radiológicos que utilizam meios de contraste para evidenciar determinadas partes anatômicas.

Radiografias, tomografias e exames de ressonância magnética são exemplos de procedimentos radiológicos que podem utilizar meios de contraste.

Essas são substâncias químicas capazes de realçar tecidos que, normalmente, não apareceriam com nitidez em uma imagem radiológica.

Em geral, o contraste altera a capacidade de absorção da radiação ionizante dos tecidos durante o procedimento diagnóstico.

A maior parte dos exames contrastados é realizada na região abdominal, a fim de mostrar órgãos e outras partes dos sistemas digestivo, reprodutor e urinário.

Tipos de contrastes

Os meios de contraste podem ser classificados a partir de propriedades como a capacidade de absorção e composição química.

Agentes de contraste radiopacos ou positivos aumentam a capacidade de absorção de radiação ionizante.

Já os radiotransparentes ou negativos diminuem essa capacidade.

O bário é um meio de contraste positivo, enquanto o ar é negativo.

Classificando as substâncias por composição química, existem os contrastes iodados, que contém iodo em sua composição, e os não iodados.

Bário e gadolínio são os principais exemplos de meios de contraste não iodados.

Como se preparar para o exame contrastado?

Antes de mais nada, o médico responsável deve observar o histórico clínico de cada paciente para verificar se ele possui algum tipo de alergia, se faz uso de remédios, se tem algum tipo de doença ou algo que tenha chance de gerar complicações.

Recomenda-se jejum antes de exames com uso de contraste intravenoso (caso o paciente tenha uma reação mais grave após a administração de contraste, o estômago deve estar vazio para evitar broncoaspiração). O tempo de jejum varia de serviço para serviço. Em geral, recomenda-se jejum de no mínimo 6 horas.

Se o paciente apresentar maior risco de se ter uma reação alérgica com o uso do contraste (avaliação que é feita através da história clínica), é recomendado que seja feito um preparo antes da realização do exame com contraste endovenoso (preparo este que é feito com o uso de medicamentos corticoide e anti-histamínicos).

Ademais, se o exame contrastado feito solicitar uso de sulfato de bário, a recomendação feita é para que não se coma nada algumas horas antes.

Depois do exame ter sido realizado, recomenda-se que o paciente beba bastante água para ajudar na eliminação mais rápida do contraste pelo organismo.