Densitometria óssea
A avaliação da densidade óssea do esqueleto é de suma importância. A integridade do sistema de sustentação está diretamente ligada à qualidade de vida, considerando as dificuldades nas atividades diárias quando se é portador de uma ou mais fraturas, seja da coluna ou fêmur, que são as mais limitantes quando ocorrem.
Sabe-se que especialmente em mulheres na pós-menopausa os riscos de fratura aumentam.
Vantagens
Além da avaliação da densidade óssea, o método da densitometria permite analisar a composição corporal, medindo a quantidade de massa gorda e massa magra. O método da avaliação da composição corporal pode indicar e monitorar os resultados do tratamento da obesidade e também o ganho de massa muscular para atletas e usuários de academias.
Este exame é rápido e preciso, totalmente não invasivo e com baixa emissão de raios-x.
Indicação
- mulheres com idade igual ou superior a 65 anos e homens com idade igual ou superior a 70 anos, independentemente da presença de fatores de risco;
- mulheres na pós-menopausa e homens com idade entre 50 e 69 anos com fatores de risco para fratura;
- mulheres na perimenopausa, se houver fatores de risco específicos associados a um risco aumentado de fratura, tais como baixo peso corporal, fratura prévia por pequeno trauma ou uso de medicamento(s) de risco bem definido;
- adultos que sofrerem fratura após os 50 anos;
- indivíduos com anormalidades vertebrais radiológicas;
- adultos com condições associadas a baixa massa óssea ou perda óssea, como artrite reumatoide ou uso de glicocorticoides na dose de 5 mg de prednisona/dia ou equivalente por período igual ou superior a 3 meses.
Contraindicação
É contraindicada em gestantes ou em mulheres possam estar grávidas e para quem tiver usado agente de contraste iodado por via endovenosa ou contraste baritado por via oral nos últimos 15 dias.
Preparo
Não ingerir comprimidos de cálcio até um dias antes do exame para evitar interferência no resultado.
Tempo de de duração
É um exame rápido que pode durar entre 5 e 15 minutos.
Como é realizado
Durante a realização do exame o paciente permanece deitado em uma mesa acolchoada enquanto o “braço” do aparelho percorre a área examinada gerando as imagens em um monitor de computador.