Blog
A importância da mamografia
A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas capaz de revelar a existência de sinais precoces do câncer de mama, antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.
O exame de mamografia é realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico. A compressão das mamas é necessária para que o exame seja efetivo e o eventual desconforto que pode gerar é totalmente suportável.
Detecção precoce do câncer de mama pela mamografia
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres e o que mais causa a morte de mulheres no país. A detecção precoce é a chave para o tratamento bem sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico.
O autoexame não é suficiente para detecção do câncer de mama
Embora o autoexame seja importante, ele não ajuda no diagnóstico precoce da doença. Isso porque um tumor na mama só é detectável no autoexame quando não está mais em estágio inicial.
Além disso, alterações nas mamas também podem ser causadas por outros fatores, como envelhecimento, menopausa, mudanças hormonais durante ciclos menstruais ou por conta da ingestão de pílulas anticoncepcionais, o que pode confundir as mulheres.
Então, caso uma mulher encontre alguma anormalidade nos seus seios, ela deve consultar o médico o mais rápido possível e realizar a mamografia.
A idade para começar a fazer a mamografia
- Entre 35 e 40 anos as mulheres devem realizar o primeiro exame, que servirá de base para avaliar as condições da mama em comparação à exames futuros;
- Dos 40 aos 50 anos a frequência da mamografia deve ser determinada pelo médico, de acordo com as condições da mama da paciente;
- Após os 50 anos é recomendado que a paciente realize o exame anualmente.
Quando a mamografia não é recomendada
- Caso a paciente estiver grávida;
- Caso a paciente tenha realizado o exame que teve resultado normal em um prazo menor que 12 meses
- Caso a paciente tenha menos que 35 anos e não fizer parte do grupo de risco para câncer de mama.
Fonte: Pfizer